Notícias

Pesquise por notícias
ADIANTAMENTO AO CONTRATO DE CÂMBIO (ACC), RECUPERAÇÃO JUDICIAL E PEDIDO DE RESTITUIÇÃO

Consta no Informativo 832 do STJ (REsp 2.070.288/PR) que se fixou a posição de que o Adiantamento ao Contrato de Câmbio não se sujeita à Recuperação Judicial. Desta forma, foi reformado julgado do TJPR. A posição solidificada pela Corte Superior espelha a expressa dicção dos arts. 49, § 4º e 86, II da Lei 11.101/2005. Impacta neste julgado que se afirma: “5. A jurisprudência desta Corte se firmou no sentido de que o adiantamento de crédito decorrente de contrato de câmbio deve ser objeto de pedido de restituição dirigido ao juízo da recuperação judicial.” Chama a atenção que o STJ está afirmando, indiretamente, que a solução para créditos extraconcursais decorrentes de ACC, em recuperações judiciais, é o pedido de restituição, instrumento típico de falências decretadas. O inteiro teor do julgado permite igual controvérsia sobre o tratamento a ser dado a credores extraconcursais em recuperações judiciais ao afirmar: “Firmadas essas premissas, verifica-se que, no caso concreto, foi determinado o prosseguimento da execução por decisão transitada em julgado. Assim, ficou afastada a possibilidade de o credor ingressar com o pedido de restituição, conforme jurisprudência firmada nesta Corte em momento posterior.”

Leia mais
E-STABELECIMENTO

A noção de estabelecimento virtual é um problema nos tempos atuais, cujas teorias foram estruturadas sem considerar esse elemento. A definição do estabelecimento importa em controvérsias desde processuais, como a fixação de competência, e até mesmo para a delimitação de leis aplicáveis. Longe de ser uma mera questão teórica, representa importantes problemas práticos. A tese de doutorado de @pedromarcosbarbosa chega à sua segunda edição enfrentando essa temática de forma extremamente qualificada, com acréscimos doutrinários e jurisprudenciais, além de fixar sistematizações ao final de cada capítulo. No conjunto, houve acréscimo em cerca de 30 páginas.

Leia mais
AUTORREGULAÇÃO EM DESTAQUE

@marlon_tomazette é normalmente lembrado, em relação às suas obras escritas, pelo curso de Direito Empresarial, que é uma referência nacional e utilizada frequentemente por estudantes e profissionais. Recentemente, tive a oportunidade de ler sua tese de doutorado, que trata especificamente sobre Direito Societário e regulação, considerando a perspectiva transnacional. Um dos grandes méritos de seu texto está em explicar e comprovar por que é necessária uma menor regulação estatal, reconhecer sua insuficiência e prestigiar modelos de autorregulação. Trata-se de obra importantíssima para todos aqueles que procuram os fundamentos para temas de _soft law_, incluindo Governança Corporativa.

Leia mais
EVENTO – APURAÇÃO DE HAVERES

A Especialização em Direito Empresarial da PUCRS promove, na próxima segunda-feira, palestra sobre Apuração de Haveres, com participação de Gabriela Wallau. Local: PUCRS, Prédio 11, sala 1035 (auditório da pós) 18/11/2024 das 17h às 19h Abertura: André Estevez – Professor na PUCRS. Doutor pela USP. Advogado. Presidente de mesa: Jorge do Canto – Mestre pela Unisinos. Advogado. Desembargador aposentado (TJRS) Moderador: Ney Wiedemann – Mestre pela FGV/RIO. Desembargador (TJRS) Palestrantes: Diogo Merten Cruz – Doutor pela UFRGS. Advogado Gabriela Wallau – Professora na PUCRS. Doutora pela UFRGS. Advogada Gilberto Deon Correa Jr. – LLM pela New York University. Mestre pela UFRGS. Advogado Realização: Especialização em Direito Empresarial Comissão Organizadora: Prof. Dr. André Estevez, Profª Dra. Gabriela Wallau, Prof. Dr. João Pedro Scalzilli, Profª Dra. Laís Lucas e Prof. Dr. Ricardo Lupion Apoio: IDEA - Instituto de Direito Empresarial Aplicado Evento gratuito Inscrições sem certificado: https://tinyurl.com/apuracaodehaveres2024 Inscrições com certificado: https://webapp.pucrs.br/inscricao-siproex/?projeto=11b97fc870031206&fbclid=PAY2xjawGi2mlleHRuA2FlbQIxMQABpguZHWzdR8-nhOFjimf8g4LDAn2GhJaiInztYHTxmIL2DMvxKaMvwMn89A_aem_d5PNAY6rm0maifGjkJXQOg

Leia mais
LIVRO - “Estudos em Homenagem ao Ministro Paulo de Tarso Sanseverino”

Em 5 de novembro, houve o lançamento da obra “Estudos em Homenagem ao Ministro Paulo de Tarso Sanseverino”, coordenada por Ana Frazão e pelo Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva. Os sócios André Estevez e Caroline Klóss contribuem para essa importante homenagem, com o artigo “Assembleia de Credores e Cram Down na Sistemática da Lei 11.101/2005: Contribuições do Recurso Especial nº 1788216 - PR, 165”. Por meio da obra, foi possível celebrar o legado do Ministro Sanseverino e sua contribuição ao campo jurídico.

Leia mais
FLORIANÓPOLIS SEDIA CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE DIREITO COMERCIAL COM GRANDES NOMES DO PAÍS

Florianópolis sedia Congresso Sul Brasileiro de Direito Comercial com grandes nomes do país A região Sul do Brasil recebe, nos dias 28 e 29 de novembro, o Congresso Sul Brasileiro de Direito Comercial, um evento que promete ser um marco para o desenvolvimento do Direito Comercial na região. Florianópolis será palco de debates aprofundados, com a participação de especialistas renomados nacionalmente. O Congresso é uma oportunidade imperdível para profissionais da área aprimorarem seus conhecimentos, trocarem experiências e ficarem atualizados sobre as últimas tendências do Direito Comercial. Além das palestras, o evento será ótima oportunidade para reencontrar amigos. Inscreva-se já e garanta sua vaga! Acesse o site para mais informações e inscrições: https://www.congresso-sul.com.br/

Leia mais