Notícia

Recorde de Recuperações Judicais no RS? (1/2)

  26/09/2024

Compartilhe:              


O Jornal Zero Hora publicou, em 22/09/2024, quadro baseado no SERASA, mostrando um comparativo do número de Recuperações Judiciais (RJ’s) ajuizadas no primeiro semestre de cada ano (parte superior da imagem).

Olhando os dados divulgados, observa-se que, no ano de 2024, tivemos 78 RJ’s no RS. No ano de 2020, foram 76. Estaríamos num novo recorde superior aos números da pandemia.

Por outro lado, houve uma pesquisa da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), na qual participei como coordenador, com auxílio do TJRS. Verificaram-se dados de 2010 até agosto de 2020 (parte inferior da imagem).

Analisando apenas os dados de 2020, incluindo agosto (mais de um semestre), viu-se que o total de RJ’s do RS era inferior a 10 casos. Existe uma grave divergência entre os dados divulgados no SERASA e na pesquisa da ABJ.

Revendo as informações, sigo confiante de que o ano de 2020 não apresenta os dados divulgados na Zero Hora. Foram os números mais baixos da série verificada, apesar da pandemia. O que explica esta divergência?

Em razão da pandemia, os processos foram digitalizados no RS. A partir disso, processos físicos receberam um novo número e cadastramento como processo eletrônico.

A causa mais provável da divergência está em que o SERASA analisa qualquer processo no sistema sem preocupação metodológica de verificar duplicidade referente a um caso pré-existente. O mesmo ocorreu no ano de 2021 no RS, bem como é provável que tenha ocorrido em todos os casos em que se verificou a digitalização de processos nos mais variados Estados.

Em síntese, a comparação com o ano de 2020 não é correta. Realmente teremos um recorde: os dados de 2024 superaram os anos anteriores. Cabe perguntar: por que está acontecendo isso agora?

Mais informações sobre o Estudo da ABJ em: https://abjur.github.io/obsRJRS/relatorio/index.html



Fonte: https://www.instagram.com/p/DAWAjHauQ1M/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==